terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O JEJUM DO ESPÍRITA

Uma amiga sabendo-nos Espírita-Cristãos, perguntou-nos se fazíamos JEJUM na Quaresma.  Respondemos-lhe que "mais ou menos". Resposta, aparentemente, bem estranha...

No entanto, o Espírita-Cristão tem o dever e a obrigação de jejuar 365 e 24 horas por dia; ou seja, todos os dias do ano. Não fazemos jejum de alimentos que fortalecem o corpo, exceto em situações excepcionais e por motivos terapêuticos.

Como por exemplo, o jejum da GULA alimentar, a qual também pode ser extensiva a outras áreas, tais como as gulas morais, gulas emocionais e etc. Mesmo os motivos terapêuticos, igualmente, os estendemos além do campo físico abrangendo às dimensões mento-emocionais e espirituais.

Por conseguinte, o jejum fundamental do Espírita é aquele recomendado por Jesus. Recomendação esta que continua perene, seguindo válida para todas as épocas e, principalmente, para os que se propõe a ser Seus discípulos ou queiram seguir Suas pegadas. 

Deste modo, o nosso jejum é o das fofocas, do fanatismo, das intrigas, do orgulho, do desrespeito, da insensatez... Sem esquecermos o jejum da perversidade, da melancolia, dos crimes diversos praticados no cotidiano contra os nossos irmãos e a Natureza... É o jejum das várias gulas, das viciações diversas, da inveja, da avareza, da mesquinhez, dos medos e das vaidades exacerbadas... Enfim, de todo e qualquer excesso, em quaisquer áreas da vivência humana.

Este é o verdadeiro jejum que o Divino Pai espera de seus filhos! Seja no ontem, no hoje e sempre!

Mateus 15:
11 Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, é isso o que o contamina.
17 Não sabeis que tudo o que entra pela boca, desce ao ventre e é lançado em lugar escuso?
- Disse-nos JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário